Alunos distinguidos

Alunos da nossa escola destacam-se em concursos de âmbito nacional.

No presente ano letivo os nossos alunos participaram em diversas iniciativas de âmbito nacional. Destacamos duas onde os alunos foram distinguidos.

Prémio estatístico júnior 2017

Beatriz Lopes, Jorge Dordio e Pedro Rebocho, sob orientação da professora Cristina Pereira, participaram no concurso Prémio Estatístico Júnior 2017 tendo obtido 1º lugar ex-aequo, na Categoria Ensino Secundário, do Prémio Estatístico Júnior 2017.

À semelhança de anos anteriores, a Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE) promoveu no ano letivo em curso o Prémio Estatístico Júnior 2017, com o patrocínio da Porto Editora. A atribuição de prémios “Estatístico Júnior 2017” tem como objetivo estimular e desenvolver o interesse dos alunos dos Ensinos Básico e Secundário pelas áreas das Probabilidades e Estatística. Poderão ser atribuídos prémios “Estatístico Júnior 2017” a sete trabalhos: aos três primeiros classificados de entre os trabalhos candidatos do 3.° Ciclo do Ensino Básico, aos três primeiros classificados de entre os trabalhos candidatos do Ensino Secundário e um primeiro classificado de entre os trabalhos candidatos dos Cursos CEF ou CEFA. Os prémios são constituídos por lotes de livros presentes nas notas de encomenda da Porto Editora (à exceção de manuais escolares e livros auxiliares), no valor de 500€ para os classificados em primeiro lugar e de 200€ para os classificados em segundo e terceiro lugares.
No âmbito do programa de MACS de 10º ano, a turma do 10ºD desenvolveu ao longo dos segundo e terceiro períodos, em pequenos grupos, um Estudo Estatístico aplicado à Comunidade Escolar. Foi selecionado um trabalho para enviar ao concurso intitulado “Qualidade do almoço na cantina da escola” elaborado pelos alunos Beatriz Lopes, Jorge Dordio e Pedro Rebocho sob a orientação da professora Cristina Pereira. O Júri do concurso atribuiu o 1º Lugar ex-aequo, na Categoria Ensino Secundário, do Prémio Estatístico Júnior 2017. Estão todos de parabéns pela excelente participação e prémio obtido, uma vez que se trata de um concurso muito rigoroso envolvendo a elaboração de um trabalho científico e que não é atribuído todos os anos, uma vez que o júri pode considerar que nenhum dos trabalhos a concurso seja merecedor de prémio.Para além do trabalho escrito foi enviado um poster que resume o trabalho desenvolvido.

- Poster Qualidade do Almoço na Cantina da Escola

Concurso NOVA Challenge 2017

Ana Rita Ramalho, Duarte Siquenique, Filipa Godinho, João Menezes e Nuno Sousa, sob orientação da professora Laurinda Paulino participaram no concurso “FCT NOVA Challenge”, promovido pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, com o projeto WineVControl.

A equipa winemoz, foi, de entre 123 equipas, uma das 12 finalistas, tendo obtido uma menção honrosa. Para além do prémio, os alunos e a sua professora, participaram num encontro com o astronauta Daniel Tani, da agência espacial norte-americana NASA, numa iniciativa promovida pela Embaixada dos Estados Unidos da América, em Lisboa.

Colaboraram também neste projeto, alunos e docentes do clube de Mecatrónica.

Apresentação do projeto Entrega de prémios

Para conhecer o projeto visite a plataforma, clicando Aqui.